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1. Como hidratar corretamente o filtro da minha ETA?
Ao receber seu filtro, retire-o da embalagem plástica e coloque-o em um recipiente com água pré-tratada por 15 minutos, não há necessidade de cobrir o filtro com água.

2. Como instalar corretamente meu filtro?
Após hidratar seu filtro, limpe sua ETA com água e espuma macia, enxágüe-a, encha a ETA com água pré-tratada e encaixe o filtro na ETA e aperte levemente, não precisa encaixar o filtro até o final.

3. Porque não posso encaixar o filtro até o final na minha ETA?
O filtro não deve ser encaixado até o final porque a pressão exercida pela fixação do filtro poderá danificar o encaixe e poderá ocorrer vazamento de água através dos anéis.

4. Se não encaixar o filtro até o final ele pode cair?
Não. Logo após o encaixe do filtro na ETA, pressione levemente com o dedo polegar uma (1) vez e está fixado.

5. Como retiro o meu filtro?
Posicione os dedos da mão em forma de uma alavanca, entre o anel e a borda do filtro e puxe em forma de triangulo e você facilmente irá retirar seu filtro.

6. Porque devo deixar passar 1 ETA (20l) inteira antes de usar a água?
Para fazer a pré-lavagem do material interno do filtro.

7. Como deve ser feita a limpeza da minha ETA?
Com espuma macia e água pré-tratada, faça movimentos circulares para higienizar sua ETA.

8. Hidratei meu filtro e não sai água, o que devo fazer?
Em alguns casos, quando é realizada a hidratação do filtro ocorre a formação de vácuo dentro do filtro, se isso ocorrer encaixe seu filtro na ETA com água, coloque-a sobre a base e pressione com as duas mãos a lateral da ETA para fazer pressão no interior do filtro e liberar a descida da água.

9. É normal sair um pouco de carvão na água?
Sim. Uma vez que o carvão possui um pequeno resíduo de pó este após ser hidratado e passada a primeira carga de água tende a desaparecer.

10. Qual a função do filtro da ETA?
O filtro tem a função de retirar o cloro, reter partículas sólidas como areia, barro e limo e evitar a proliferação de bactérias.

11. Porque devo utilizar somente água pré-tratada na minha ETA?
Porque o aparelho segue as determinações previstas na portaria 2914 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde que recomenda o uso de água pré-tratada com cloro e outros elementos químicos os quais tem a função de evitar doenças e/ou contaminações através da água.

12. Porque não posso utilizar água de poço artesiano na minha ETA?
Porque esta fonte de água é in natura e não contem tratamento a base de cloro não atendendo os padrões de potabilidade previstos na portaria 2914/Dez2011 do Ministério da Saúde.

13. Qual a validade do filtro da minha ETA?
O filtro tem validade de 1000litros ou 4 meses de uso com água pré-tratada segundo a portaria 2914/Dez2011 do Ministério da Saúde.

14. O que eu faço quando meu filtro vencer?
Você pode estar adquirindo um novo filtro através do site www.ciacristal.com ou através do tele atendimento da CiaCristal (41) 3049-0530 .

15. Se eu não trocar meu filtro na validade, o que acontece?
O filtro perde a eficiência e a água deixará de ser tratada adequadamente.

16. Na minha ETA ou minha base apresenta limo, o que devo fazer?
Recomenda-se fazer a higienização da ETA e da base, com espuma macia e sabão neutro, pelo menos a cada 15 dias.

17. A água está com gosto ruim, o que devo fazer?
Primeiro verificar o tempo de uso do filtro (refil) do seu aparelho. Se estiver com o prazo de validade esgotado, deverá substituí-lo entrando em contato com a CiaCristal. Verificar se a caixa de água que alimenta o ponto onde está o aparelho/purificador está ou foi higienizada nos últimos 6 meses.

18. Posso utilizar a água da ETA para cozinhar?
Você poderá utilizar a água da ETA para beber, cozinhar, lavar os alimentos, fazer sucos, café, chá entre outros.

19. Porque não posso deixar minha ETA exposta ao sol ou próximo do meu fogão?
Pontos de calor aumentam a temperatura da água favorecendo a proliferação de bactérias e limo dentro do aparelho e o calor poderá ocasionar danos na estrutura da ETA.

20. Qual o pH ideal da água após passar pelo filtro?
No período inicial de uso do produto o pH pode chegar até 9.5 dependendo da qualidade da água fornecida pela estação publica de tratamento local, na medida que o refil for sendo utilizado o mesmo pode declinar chegando até 6.0, o que é caracterizado como ideal para consumo humano segundo a portaria MS nr. 2914 de 12/12/2011.

21. Qual a data de validade da minha ETA? Como eu verifico isso?
O prazo de validade do recipiente é de 3 anos e poderá ser observado gravada na parte superior do aparelho.

22. O recipiente da minha ETA já passou do prazo de validade o que devo fazer?
Após 3 anos de uso o recipiente deverá ser trocado e poderá ser adquirindo uma nova ETA através do site www.ciacristal.com ou através do tele atendimento da CiaCristal (41) 3049-0530 .


23. A base de sustentação do Mult 3000 esta enferrujando, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontece?
Durante o processo de fabricação a base de sustentação recebe uma pintura especial para evitar ferrugem, entretanto a umidade em excesso poderá causar oxidação do material ao longo do tempo. Para evitar o aparecimento da ferrugem recomendamos que sempre após o uso do Cristal Multi 3000, seja realizada a limpeza com espuma macia, não utilizando nenhum produto abrasivo ou corrosivo. Após a limpeza procurar manter o produto sempre seco. Caso ocorra o processo de ferrugem ligue para a CiaCristal (41) 3049-0530 ou sac@ciacristal.com.

24) Preciso limpar os refis (filtro/cartucho) dos meus produtos de pressão?
Se assim desejar, 1 (uma) vez por mês poderá fazer limpeza interna dos aparelhos de pressão somente com água pré-tratada. Não use escova ou jatos fortes de água no refil (filtro/cartucho) pois isso poderá danificar o mesmo.

25) Meu Shower esta vazando, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Vazamentos podem acontecer devido ao anel de borracha da vedação (oring) estar fora do local correto, com dobras ou partido. Isso normalmente acontece quando é aplicado muita força no momento de rosquear/fechar o copo do aparelho Shower. Se houver vazamento, desrosqueie o copo, verifique se o anel de vedação está corretamente no local e rosqueie até que fique firme, sem muita força para não danificar o anel de borracha.

26) Ao fechar a torneira do Mult 3000 percebo que ainda saem algumas gotinhas de água, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Ao fechar o registro ou torneira do Cristal Multi 3000, devido a pressão exercida pela água que passa por dentro do aparelho pode levar alguns segundos para parar de sair água.

27) Após instalar o Front Line percebi que diminuiu a pressão da água, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Em condições normais o aparelho Front Line não interfere na vazão de água devido ao seu alto fluxo de mais de 100 litros por hora. Se houver algum registro de diminuição da pressão verifique se o Front Line está montado corretamente, checando as conexões de entrada e saída.

28) Meu Cristal Photon amarelou, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Uma das funções do Cristal Photon é atrair metais pesados que estiverem presentes na água, recomenda-se higienizar o produto com espuma macia pelo menos 1 (uma) vez por semana. Não use palha de aço ou produtos corrosivos ou abrasivos para não danificar o produto.

29) Instalei o Cristal Shower em meu chuveiro e percebi que a temperatura da água ficou mais elevada, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Em condições normais o Cristal Shower não interfere no fluxo de água do chuveiro, entretanto em ocorrendo a diminuição, observe se no cano de entrada do chuveiro está instalada o redutor de entrada de água e se for o caso remova-o. Verifique também se o Cristal Shower está instalado corretamente, conforme indicam os conectores de entrada e saída.

30) Meu chuveiro é a gás, mesmo assim posso instalar o Shower ou Single de Carvão Ativado?
Sim. O refil (filtro/cartucho) dos aparelhos resistem a temperaturas equivalente a até 40 graus Celcius.

31) Percebi que esta passando um pouco de cloro na água do chuveiro o qual instalei o Shower, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Os produtos da linha de pressão reduzem o cloro presente na água em no mínimo em 75% (setenta e cinco por cento), portanto se seu Cristal Shower apresentar um pouco de cloro na água é perfeitamente normal conforme as Normas previstas pelo INMETRO.

32) O Cristal Photon alcaliniza a água?
O Cristal Photon não tem a função de alcalinizar. O aparelho trabalha na reorganização das moléculas da água e na quebra de clusters (aglomeração de moléculas).

33) O Shower ou Single com Carvão ativado, alcalinizam a água?
O Shower ou o Single com carvão ativado não alcalinizam. A função principal desses aparelhos e fazer a retenção de partículas sólidas em suspensão na água e reter o cloro livre em excesso.

34) Percebi que o Cristal Shower esta vazando água, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Pergunta igual a número 3....

35) Uso marca-passo (Dispositivo de aplicação médica que tem por objetivo regular os batimentos cardíacos), posso fazer uso de água exposta a campo magnético (Cristal Photon)?
Não há nenhuma contra indicação em utilizar o Cristal Photon para tratar a água consumida por portadores de marca-passo. Entretanto não é aconselhável ter que o usuário de marca-passo tenha contato diretamente com o produto ou colocá-lo junto ao corpo por o mesmo conter imãs e causar desgaste prematuro em aparelhos a base de pilhas ou correlatos.

36) Apertei demais os parafusos do EKO KIT PURIFICADOR, o que fazer?
Se este aperto provocar ruptura ou rachadura no aparelho ligue para a CiaCristal (41) 3049-0530 ou sac@ciacristal.com para adquirir peças de reparos.

37) Além do chuveiro, é possível instalar nas torneiras da minha casa o Cristal Shower?
Sim.

28) Existe algum componente que precisa ser trocado com o tempo no Cristal Photon?
Não. O Cristal Photon tem durabilidade de 5 anos para a parte magnética e infinitamente para a parte do infravermelho longo (luvas brancas que acompanham o produto). Recomendamos que não deixe cair para não ocorrer ruptura no produto.

39) Forcei a torneira do Cristal Mult 3000 para baixo e quebrou, o que fazer?
Ligue para a CiaCristal (41) 3049-0530 ou sac@ciacristal.com para adquirir peças de reparos.

40) É necessário o uso de um profissional de hidráulica para instalação dos produtos de pressão da Cia Cristal?
O uso dos serviços de um profissional de hidráulica é opcional. Os produtos da linha de Pressão da Cia Cristal são de fácil instalação. A Empresa coloca a disposição dos clientes os vídeos com os procedimentos de instalação no site www.ciacristal.com , www.facebook.com/ciacristaloficial ou ligar para CiaCristal (41) 3049-0530 para área técnica que instruiremos no procedimento.

41) Mesmo sem conhecimento de hidráulica, eu consigo fazer a troca dos elementos filtrantes do meu Cristal Mult 3000, Cristal Front Line, Cristal Shower e Cristal Single?
Sim. Os produtos da linha de Pressão da Cia Cristal são de fácil manutenção. Pode acessar os vídeos de dos procedimentos de instalação no site www.ciacristal.com , www.facebook.com/ciacristaloficial ou ligar para CiaCristal (41) 3049-0530 para área técnica que instruiremos no procedimento ou fica ao critério do cliente chamar um profissional de hidráulica.

42) Instalei o Cristal Shower em meu chuveiro e percebi que diminuiu a vazão de água, o que fazer e por qual motivo isso pode vir acontecer?
Verifique a pressão da água que abastece o produto, verifique se o registro de entrada de água está aberto, verifique se não há uma válvula de redução de pressão entre o produto e o chuveiro, verifique se o produto foi instalado corretamente, pode acessar os vídeos de dos procedimentos de instalação no site www.ciacristal.com , www.facebook.com/ciacristaloficial.